Thursday, November 14, 2013

PORTUGUESE (BRAZIL): O cerne do Evangelho e salvação: o amor de Deus


Seu irmão Daniel
Para mais grandes blogs como este, vá para o site do blog do Daniel em: www.Mannsword.blogspot.com

O cerne do Evangelho e salvação: o amor de Deus

É porque Deus assim amou o mundo que enviou seu filho para morrer por nós! Se não ver esta verdade no âmago de todas sendo sua e feitos, nós vai perder!

Um jovem estava perdendo. Apavorado com a perspectiva de ir para o inferno, ele deu um passo radical. Ele perdeu tudo que tinha, tornando-se um monge agostiniano, convencido de que este era o caminho certo para agradar a Deus e à salvação de mérito. No entanto, mesmo após esta mudança radical, ele permaneceu torturado por pensamentos de inferno, desprovido de qualquer garantia do amor de Deus.

Ele próprio submetido às privações extremas, juntamente com quatro horas de confissões diárias, mas nada aliviou ele. Finalmente, o seu vigário aconselhou:

  • Lutero, tudo que você precisa fazer é amar a Deus!

Para isso, ele rugiu de volta, "amá-lo? Eu o odeio!" Ele escreveu mais tarde que ele não poderia amar a Deus, se não tivesse certeza de que Deus o amava e que iria recebê-lo no céu. No entanto, anos mais tarde, enquanto preparava uma aula sobre a Epístola aos romanos, Lutero encontrou um versículo que mudaria sua vida: "E o justo viverá pela fé" (ROM. 01:17). De repente percebeu que não tinha que ganhar o amor de Deus. Em vez disso, estava lá esperando por ele. Ele só precisava levá-lo na fé.

Lutero escreveu mais tarde que era como se as portas do céu se abriu para ele. Ele agora estava habilitado para confiar que Deus o amava. Deixe-me adivinhar o que está pensando agora:

·        Esta garantia do amor de Deus é km longe de mim. Às vezes me pergunto se essa garantia é possível para alguém como eu que tem dúvidas e perguntas.

Certamente, há muitas razões para a dúvida e a pergunta. Enquanto a Bíblia nos dá muitas garantias que Deus é amor, há também um número de versos que fazem parecer que seu amor é condicional e temos de cumprir um conjunto de condições impossíveis. Tomemos, por exemplo, Hebreus 12:14:

·        Envidar todos os esforços para viver em paz com todos os homens e para serem santos; sem santidade ninguém verá o senhor.

Este versículo, entre outros, é um produtor de dúvida. Aqui estão algumas das dúvidas pode produzir:

·        Santo como deve ser? Não me parece que nenhum dos meus pensamentos, motivos ou atos são totalmente sagrado. Eles são tudo infestado de pecado.

·        Há um certo nível de santidade que eu deve atingir antes de que pode ser salva? Este versículo diz que a santidade é sobre mim e meu desempenho e não o presente de Deus para mim. Que é por isso que diz "envidar todos os esforços!"

·        A Bíblia não é, portanto, uma coleção de contradições?

Podemos realmente estar confiantes de que a graça de Deus quando estas perguntas continuam sem resposta? Não inteiramente! Consequentemente, acho que precisamos dar uma olhada mais profunda das Escrituras.

Ações de Jesus muitas vezes não parecem amor. Criticou continuamente seus próprios discípulos. Às vezes, parecia que eles não poderia fazer nada direito. Ele elogiou a fé apenas duas vezes nas Escrituras e em ambas as ocasiões foi a fé dos gentios – a mulher Cananéia (Mateus 15:28) e o Roman Centurion (Matthew 08:10) – nunca de seus discípulos. Ele nunca disse algo assim:

·        Os homens são realmente de primeira classe. Escolher você foi a melhor coisa que já tinha feito. Você é tão rápidos aprendentes e, oh, tão espiritual!

Jesus nunca incentivou-os – não é exatamente a maneira de ganhar e sustentar um seguinte! Ao invés de construir a sua confiança no seu destino Celeste, muitos dos ensinamentos de Jesus serviam para minar a sua confiança. No entanto, após seu discurso final com seus discípulos, Jesus orou ao pai. Esta oração acende-se uma perspectiva diferente, uma celestial! E isto é como deveria ser, porque Jesus já não é abordar a seus discípulos, mas seu pai:

·        "Têm revelado para aqueles a quem você deu-me fora do mundo. Eles eram seus; Você deu a mim e a eles tem obedecido a sua palavra. Agora que eles sabem que tudo que você tem me dado vem de ti. Pois eu lhes dei as palavras você me deu e eles aceitaram. Eles sabiam com certeza que eu vim de você e eles acreditavam que você me enviou." (John 17:6-8)

Talvez você já leu esses versos demasiadas vezes para notar sua perspectiva transcendente. Estas palavras não representam palavras usuais de Jesus de censura como"Satanás" ou "Poderia você homens não vigiar comigo durante uma hora?" (Mateus 26: 40).

Em vez disso, as palavras de Jesus são outro mundo. Sobre seus discípulos hesitantes Jesus reza, "eles tem obedecido a sua palavra... eles aceitaram [as palavras que você me deu]. Eles sabiam com certeza que eu vim de você, e eles acreditavam que você me enviou."

Estas palavras são surpreendentes e desconcertante. Da nossa perspectiva terrena, eles não nem entender sua palavra, muito menos obedecer à sua palavra! Só para ilustrar este ponto, citarei cada uma de suas cinco declarações anteriores. Todas estas palavras demonstram sua falta de compreensão:

·        Thomas disse-lhe, "Senhor, não sabemos onde você está indo, então, como podemos saber o caminho?" (João 14:5)

·        Philip disse, "Senhor, mostre-no pai e isso será suficiente para nós" (John 14:8), sem saber que já tinham visto o pai em Jesus.

·        Então Judas (não o Judas Iscariotes) disse, "mas, senhor, por que você pretende mostrar-se a nós e não ao mundo?" (John 14:22)

·        Alguns dos seus discípulos disseram um ao outro, "o que ele significa, dizendo, 'daqui a pouco você vai ver-me não mais, e então depois de um tempo você vai me ver,' e 'Porque eu vou para o pai'?" Eles ficava perguntando, "o que ele significa por 'um pouco enquanto'? Não entendemos o que ele fala." (João 16:17-18)

·        Então os discípulos de Jesus disseram: "agora você está falando claramente e sem figuras de linguagem. Agora podemos ver que sabe todas as coisas e que você não precisa mesmo de ter alguém te fazer perguntas. Isto faz-nos acreditar que veio de Deus"(John 16:29-30), mas eles estavam quase prontos para renegar a sua fé

Estas declarações ignorantes não eram incomuns para os apóstolos. Muitas vezes pareciam sem noção sobre seu mestre, e Jesus não era hesitante para que eles saibam disso. No entanto, quando Jesus falou com seu pai, percebemos uma perspectiva diferente. Essas alturas, fomos convidados para ver uma paisagem completamente diferente, um através do qual nós aprendemos que os discípulos "tem mantido sua palavra"! Esta é a realidade celestial graciosa.

Você pode pensar que esta distinção entre a mensagem terrena e a celestial é apenas uma anomalia estranha. No entanto, esta mesma distinção é encontrada em toda a escritura. Deixe-me dar alguns exemplos.

O Profeta de aluguel Balaão também foi concedida uma vista do topo da montanha mesmo. Que ele tinha sido contratado pelo rei de Moabe, Balaque, para amaldiçoar a Israel. No entanto, Deus tinham avisado Balaão para dizer apenas o que ele revelaria a ele. Deus abriu seus olhos para que ele pudesse penetrar a névoa e ver a realidade do ponto de vista de Deus. E isto é o que ele viu:

·        O oráculo de quem ouve as palavras de Deus, que vê uma visão do todo-poderoso, que cai prostrado, e cujos olhos estão abertos: "como são lindos vossas tendas, Ó Jacó, seus lugares de habitação, Ó Israel!" (Números 24:4-5)

·        "Ele não tem observado a iniqüidade em Jacó, nem ele viu maldade em Israel. O senhor seu Deus está com ele, e o grito de um rei é uma delas." (Números 23:21)

Provavelmente havia pouco que era "bonito" tendas de Jacó, especialmente depois de vagar 40 anos no deserto. Balaão estava contemplando uma realidade transcendente. Claramente, havia bruta "iniqüidade no Jacob" e não há falta de "maldade em Israel", mas isso é não o que Deus estava vendo! Ele vê uma realidade diferente, um transcendente. Ele vê o fim desde o início. Jesus também viu seus Apóstolos em sua glória, uma glória onde já estamos sentados em "os reinos celestiais em Cristo Jesus" (Ephes. 2:6).

Aos olhos de nosso Senhor, nossa situação é transformada dramaticamente quando nos arrependemos de nossos pecados. Quando fazemos isso, somos transportados para o Reino de seu amado filho, onde nos sentamos "os reinos celestiais em Cristo Jesus." Nós nos tornamos seus vasos de glória.

Trabalho tinha feito muitas acusações precipitadas contra Deus durante o longo julgamento. No entanto, Deus trouxe condenatório acusações contra os três amigos de Jó:

·        "Eu estou zangado com você e seus dois amigos, porque você não falou de mim que é certo, como meu servo que tem emprego. Agora pegue sete touros e sete carneiros e vá a meu servo Jó e sacrificar um holocausto por si mesmos. Meu servo Jó vai orar por você, e eu vou aceitar sua oração e não lidar com você, segundo a sua estultícia. Você não falou de mim que é certo, como meu servo que tem emprego." (Job 42:7-8)

Isto é peculiar por muitas razões. Por um lado, trabalho parecia ter falado muito pior de Deus que tem seus três amigos. Em segundo lugar, Deus, contra a evidência do contrário, disse que trabalho tinha falado corretamente dele! Claramente, isto não era exato, ou foi? Perspectiva celestial de Deus, o trabalho só tinha se arrependeu duas vezes de suas palavras precipitadas (trabalho decalcado; 40:4-5), e todos haviam sido perdoados. Trabalho também tinha sido limpo de toda a injustiça (1 John 1:9), e isso fez toda a diferença no mundo!

Há a perspectiva celestial que transcende o temporal – todos os nossos pecados e falhas este mundo. Deus não vê como nós. Enquanto ele não é cego para o terreno, ele vê uma realidade eterna e alta, um em que tudo é limpo, onde o amor e a justiça remover da vista tudo o que nos faz encolher de vergonha.

Muitos viviam em Sodoma e participaram voluntariamente de sua vida . Quando dois anjos aparecidos para investigar o pecado de Sodoma, muito apressadamente deles saiu de sua casa, na esperança de despachá-los logo de manhã, sem consequências para a sua cidade.

Cada passo de sua vida tinha sido tocado por compromisso. Ele mesmo ficou bêbado e fez sexo com suas duas filhas. No entanto, isto não é a palavra final sobre o monte. No novo testamento, encontramos que, aos olhos de Deus, monte era visto sob uma luz completamente diferente, como "um homem justo" (2 Pedro 2:7).

A Bíblia fala de duas realidades distintas. De acordo com a realidade primeira, caímos aquém dos padrões de Deus (ROM. 03:23) e merecem a condenação (ROM. 06:23). No entanto, existe outra realidade que supera o primeiro. É uma realidade onde "misericórdia triunfa sobre o juízo!" de acordo com James 02:13. É uma realidade onde nós somos novas criações em Cristo – filhos da luz, onde qualquer um que chamar a Deus será salvo (ROM. 10:13)!

De uma perspectiva humana, Abraão tinha sido um fracasso espiritual. Ele duvidou continuamente as promessas de Deus. Mesmo depois de Javé apareceu-lhe e prometeu que Sarah daria à luz o filho prometido no ano seguinte, Abraão mais uma vez viu sair e passar sua amada como sua irmã.

Conseqüentemente, o desconhecimento rei agarrou Sarah para seu harém. No entanto, antes que ele pudesse ter sexo com ela, Deus atingiu toda a nação de Gerar para baixo com uma doença. Então, ele apareceu ao rei em um sonho e instruiu-o a retornar a Sarah para o marido, Abraham.

O rei chocado então confrontado Abraham sobre sua decepção. Abraham admitiu sua covardia:

·        "Eu disse a mesmo, 'não há certamente nenhum temor de Deus neste lugar, e eles vão me matar por causa da minha esposa.'...E quando Deus tinham-me afastar de meu pai é doméstico, eu disse a ela, ' isto é como você mostrar o seu amor para mim: em todos os lugares que vamos, dizer de mim, "Ele é meu irmão." ' "(Gênesis 20:11-13)

Infidelidade de Abraão tinha uma longa história. Apesar disso, quando Deus tinham aparecido para o rei em seu sonho, ele proferiu algumas palavras mais profundas em toda a escritura:

·        Agora retorno a mulher dele, pois ele é um profetae ele vai orar por você e você vai viver. Mas se você não retornar a ela, você pode ter certeza que você e toda sua morrerá." (Gênesis 20:7)

Mesmo depois de Abraão tinha desonrado Deus tão profundamente, Deus permaneceu fiel. Apesar das suas falhas, Abraão permaneceu seu "Profeta"! Além disso, a falha covarde Abraão teria de rezar para o rei!

O rei deve ter pensado, "que tipo de Deus é este que escolhe tal vagabundo como profetas!" No entanto, do Deus amor e proteção para seu profeta falhar não vacilar.

Deus não vê como nós vemos. Ele nos vê através dos olhos de Deus. Muitas vezes tememos que nos falta fé suficiente para ser salvo. No entanto, Hebreus 11 – isso é conhecido como a "hall da fama da fé" – nos dá inacreditáveis retratos de fé exemplar. Mas se lermos atentamente, nós vai ficar chocados com o que lemos.

Hebreus nos diz que pela fé "Abraham foi habilitado para se tornar um pai" (Heb. 11:11). No entanto, não parecia que ele tinha muita fé. Também dizem que "pela fé [Moisés] deixaram o Egito, não temendo a ira do rei (HB 11:27). No entanto, a conta original nos diz que Moisés temer!

Meu exemplo favorito de fé considera que os filhos de Israel:

·        Pela fé o povo atravessou o mar vermelho como em terra seca; Mas quando os egípcios tentaram fazê-lo, eles se afogaram. (Hebreus 11:29)

Isto é incrível! Israel não foi apenas um modelo de fé. A conta original do Êxodo nos diz que eles se rebelaram contra Moisés, depois de terem ouvido as bigas egípcias se aproximando!

De uma perspectiva terrena, Israel foi uma desculpa horrível, mas não da perspectiva graciosa de Deus! Aqui está um vislumbre de seu pensamento:

·        Mas Deus demonstra seu amor por nós no presente: enquanto nós ainda éramos pecadores, Cristo morreu por nós. Desde que nós agora ter sido justificados pelo seu sangue, quanto mais estamos salvos da ira de Deus através dele! Para se, quando éramos inimigos de Deus, foram reconciliados com ele através da morte de seu filho, quanto mais, tendo sido reconciliados, serão nós salvos pela sua vida! (Romanos 5:8-10)

A lógica de Deus é esclarecedora e convincente. Se ele estava disposto a pagar o preço Supremo para nós, quando éramos ainda pecadores – seus inimigos – não ele proteger seu investimento, agora que nós fomos feitos seus amigos!

Talvez uma analogia pode ajudar. Se você vai para o estaleiro de sucata e compra um Ford modelo T decrépito por um preço exorbitante e depois passa os próximos anos restaurá-lo à sua forma original, que você então descartá-lo? Certamente não! Você agora é um tesouro e fazer tudo podia para preservá-la!

Nosso Senhor pagou o preço por toda a humanidade. Consequentemente, qualquer que vêm com ele, ele vai em nenhuma maneira expulso (John 06:37). Ele nem persegue aqueles que recusá-lo.

Ele perseguiu a Davi, seu rei. David merecia apenas o pior de Deus. Deus tinham dado David tudo, mas isso não satisfaz o David. Ele viu uma mulher que ele queria, e ele levou-a, mesmo que ela já era casada. Se isso não bastasse, ele matou o marido de Bate-Seba para encobrir seu pecado.

No entanto, Deus não ia ser ridicularizado. Pecado exigiria um preço. Apesar de muitas orações de Davi Deus levaram recém-nascido de Bate-Seba. No entanto, ela concebeu novamente e David chamado seu filho "Salomão", em Hebraico, "Shlomo," uma forma de paz do significado de "Shalom". Parece que o David estava à espera que esta criança significaria paz entre ele e Deus. Mas como a David poderia esperar nada de bom de uma relação tão manchado de pecado. No entanto, Deus tinham outro nome em mente:

·        Então David confortou sua esposa Bate-Seba, e ele foi até ela e deitou-se com ela. Ela deu à luz um filho, e deram o nome de Salomão. O Lord amava; e porque o Lord o amava, ele enviou a palavra através de Natã, o profeta dar o nome de Jeremias. (2 Samuel 12:24-25)

David não tivesse sido bastante esperançoso. Em vez de Salomão sendo um filho da paz, ele era "Jeremias" ("amada de Deus") aos olhos de Deus. De uma perspectiva terrena, David e sua nova esposa não merecem nada mas o castigo de Deus. No entanto, ele ouviu a oração de David, perdoou seu pecado e limpa toda a relação. Além de tudo isso, sem filhos todos do David, Deus escolheu Salomão para se tornar o próximo rei de Israel.

Paul, ter endurecido o coração dele, era mesmo seu perseguidor. Não só ele matou os cristãos, mas ele também forçou-os a blasfemar contra Jesus. Não consigo pensar em nada pior. No entanto, Paul explicou:

·        Jesus Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o pior. Mas por isso mesmo, foi mostrado misericórdia para que em mim, o pior dos pecadores, Jesus Cristo pode exibir sua paciência ilimitada como exemplo para aqueles que acreditam nele e receber a vida eterna. (1 TM. 01:15-16)

Paul serviu como um exemplo da prontidão de Deus para estender seu perdão a ninguém – para o pior dos pecadores. Se Deus estava disposto a perdoar o Paul, ele estava disposto a perdoar alguém que viria para ele!

Rei Manasseh foi um excelente exemplo da misericórdia de Deus. Ele era o pior dos piores. Ele reinou por 55 anos em Jerusalém e banhado a cidade com o sangue dos justos. As Escrituras nos informam que ele era pior do que os cananeus. No entanto, mesmo Manassés encontraram a misericórdia de Deus, quando ele se arrependeu de seus pecados (2 CR 33:10-13).

O significado é claro. Se Deus perdoaram e restaurado de Manassés, o pior dos piores, ele certamente responderia favoravelmente para qualquer quem iria invocar seu nome!

Deixe-me novamente, acho que o que você está pensando:

·        Bem, você faz a salvação parece como se ele está disponível para qualquer pessoa que confessa seus pecados. Mas que tal esse versículo que você citou antes que diz "buscar a santidade sem a qual será não viu Deus?"

Bem, o livro de Hebreus ilustra o que significa buscar a santidade através do exemplo de Esaú:

·        [Ver-lhe] para que não haja nenhum fornicador ou pessoa profana como Esaú, que, por um pedaço de comida, vendeu o seu direito de primogenitura. Para você saber que depois, quando ele queria herdar a bênção, foi rejeitado, porque a encontrou nenhum lugar para arrependimento, embora ele buscou isso [bênção] diligentemente com lágrimas. (Hebreus 12:16-17; NVI)

Esaú não foi rejeitado por causa de seus pecados – todos somos pecadores. Ele foi rejeitado porque ele estava disposto a arrepender-se de que ele tinha vendido o seu direito de primogenitura por um prato de sopa, demonstrando que ele não estima as coisas de Deus. Embora ele chorou sobre perder a bênção de seu pai, as coisas de Deus eram mera loucura para ele.

Como é que Deus nos considera? Falta-nos superlativos para responder a esta pergunta. Paul escreveu do amor de Deus desta forma:

·        Rezo para que você, sendo enraizados e estabelecidos no amor, pode ter poder, juntamente com todos os Santos, compreender quão grande e longo e alto e profundo é o amor de Cristo e de saber deste amor que sobrepuja o conhecimento..--que você pode ser enchido com a medida de toda a plenitude de Deus. (Ephes. 03:17-19)

O amor de Deus para nós é um amor que "sobrepuja o conhecimento." Por que então não podemos ver isto? Por que nosso Deus obscureça esta gloriosa realidade, levando-na andar na incerteza? Talvez não estamos prontos para a luz. Como Jesus disse aos seus discípulos, haviam certas verdades que ainda não seria boas para eles para ver:

·        "Eu tenho muito mais a dizer para você, mais do que você podem agora suportar." (John 16:12)

Nós também não suporto Eis a beleza das barracas de Israel e, certamente, não a nossa própria glória. Acho que foi C.S. Lewis, que disse que se pudéssemos ver nossa glória, nós adoramos um ao outro.

No entanto, às vezes ele abre nossos olhos para vislumbrar essa realidade transcendente. Por exemplo, Paulo afirma que aqueles que estão sendo salvos, "estamos... o aroma [doce] de Cristo" (2 Coríntios 02:15). Isso é incrível para nós! Como podemos nós, com todos os nossos defeitos espirituais, manifesta como o aroma de Cristo!

No entanto, nós não pode lidar com esta luz em doses sustentados. Falta-na maturidade mental para assimilar esta luz de forma rentável. No meio de um ferimento fatal e sangrenta de serra, eu foi deitado em uma poça de sangue, a pensar que esta respiração seria meu último. De repente, percebi que não estava sozinho. Eu então foi superado pela presença de Deus que eu estava em êxtase. Eu sabia que mesmo se eu morresse, Deus estaria lá comigo e que eu estava totalmente segura e amada por ele.

Eu milagrosamente foi resgatada e passou os próximos quatro dias se recuperando no hospital. No segundo dia, meu cirurgião avisou que eu teria que exercer meu pulso meio-corte-fora ou perder sua funcionalidade. No entanto, depois de meu encontro divino, eu estava convencido de que o Deus que me salvou foi grande o suficiente para restaurar a minha mão sem qualquer exercícios. Bem, eu não exercê-lo, e ele não foi restaurado como poderia ter sido.

Minha teologia – meu entendimento - não medir até o que Deus tinha revelado para mim. Erradamente pensava que desde que Deus é onipotente, não precisei fazer nada. Agora eu entendo que, embora Deus seja todo-poderoso, isso não aliviar-me de minhas responsabilidades terrenas.

Talvez mesmo após absorver todos esses versos, que resta com incerteza sobre o amor de Deus e sua salvação. Não é incomum. Às vezes, até mesmo o conhecimento da palavra não nos levará por todo o lado temos que ir, nem deve. Deus não tem construído nossas vidas para que nós faríamos nós mesmos auto-suficiente mas sabedoria. Em vez disso, estamos sempre a depender humilde oração humilde – um reconhecimento de que nós e nossa sabedoria não são suficientes. Precisamos de sua intervenção.

E ele irá intervir! Quando pedimos a nosso Senhor para garantia sobre seu amor e a nossa salvação, pedimos segundo a sua vontade e, portanto, pode estar confiantes de que ele responderá.





No comments:

Post a Comment